Porto Alegre 250 anos – totalmente demais!


A capital mais meridional do país está comemorando 250 anos de história. A Porto Alegre dos morros, baixadas e de seu grande lago, carinhosamente chamado de Rio Guaíba, foi constituída a partir da chegada de casais açorianos, no início do século XVIII. Já no século XIX, contou com a chegada de imigrantes alemães e italianos, recebendo também espanhóis, africanos, poloneses e libaneses.

Metrópole com a maior concentração urbana da região Sul e quinta mais populosa do Brasil, desenvolveu-se rapidamente e hoje conta com mais de 1,5 milhão de habitantes dentro dos limites municipais. Com 47% das construções verticalizadas, é uma das cidades brasileiras mais edificadas do país.

A capital dos gaúchos enfrenta muitos desafios, é verdade, mas pode se orgulhar de ter em seu currículo mais de 80 prêmios e títulos que a colocam como uma das melhores capitais brasileiras para morar, trabalhar, fazer negócios, estudar e se divertir. Foi destacada pela ONU como a metrópole número 1 em qualidade de vida, por três vezes.

Mas nossa Porto Alegre também é poesia, cantada em prosa e verso, por incontáveis artistas, como Kleiton e Kledir (“deu pra ti baixo astral, vou pra Porto Alegre, tchau”); Caetano Veloso (“Menino Deus / quando tua luz se acenda / a minha voz comporá tua lenda / e por um momento haverá mais futuro do que jamais houve”) e o nosso eterno Teixeirinha (“bela rainha do Sul, namorada do Guaíba, vestida de um céu azul”).

E é neste cenário, de inigualável beleza, inspirada em suas ruas, bairros e cartões-postais que, na Zona Sul da cidade, surge a Pier 36. Uma imobiliária jovem e dinâmica, fundada em 2015, por Daniel Machado e Marcos Bassanesi, e consolidada até hoje, graças a uma equipe cujo amor pela cidade se expressa no carinho e atenção que dedica aos seus clientes.

A Pier 36 escolheu a Zona Sul da cidade, porque, além de seu charme e seus atributos naturais, é a região com maior crescimento populacional. Compreende os bairros Espírito Santo, Guarujá, Hípica, Ipanema, Pedra Redonda, Serraria, Tristeza, Vila Assunção e Vila Conceição.


Os bairros da Zona Sul guardam cafés, confeitarias, bares e restaurantes que oferecem um clima único, diferenciado. Além de shoppings e lojas dos mais variados segmentos. Entre suas riquezas naturais, escondidas entre prédios e a agitação do dia a dia, vale destacar o Parque Knijnik, com passeios, playground, churrasqueiras, quadras de futebol em saibro, cancha de bocha e estacionamento, tudo dentro de uma área de banhado e de preservação; o Morro do Osso, de onde é possível observar o contraste entre a área rural e a área urbana de Porto Alegre; o Parque Knijnik, localizado na Estrada Amapá; o Santuário Nossa Senhora Madre de Deus, no topo do Morro da Pedra Redonda e a Reserva Biológica do Lami José Lutzenberger. Uma unidade de conservação com área de mais de 200 hectares com grande variedade de ambientes e diversidade de espécies da flora e fauna silvestre.


Mas a gente sabe, Porto Alegre é muito mais do que isso. Então, junte-se a nós nesta contagem regressiva até 26 de março, dia do aniversário de 250 anos da nossa Porto Alegre.