Teresópolis. Um bairro completo, numa das regiões mais valorizada de Porto Alegre.


Teresópolis é um bairro único. Por onde se olha há verde por todos os cantos. De clima ameno, graças à presença de mata nativa e áreas onde no passado havia chácaras, é um dos lugares mais agradáveis de se viver e trabalhar em Porto Alegre. Localizado na zona sul, distrito tradicional da capital, preserva muitas histórias em sua memória, repleto de lugares especiais, mesclando construções modernas com atmosferas rurais. Um local ideal para se renovar as energias, todos os dias.


Sua proximidade com bairros mais movimentados oferece uma vantagem a mais, quando se precisa de acesso fácil a muitas comodidades, como shoppings, bares, restaurantes, bancos e muito mais. O bairro, de ar bucólico, com traços marcantes dos grandes centros, é o que melhor une estes dois mundos.


O Morro da Apamecor


Morro da Apamecor, Morro São Caetano, ou ainda, Morro Teresópolis. Não importam os nomes, esse lugar é mágico. Quem lá subiu ou costuma visitar, sabe o que isso significa. Sem exagero, é uma experiência espiritual. Do sopé ao cume, somam-se quase 280 metros de altura. Ele compõe uma espécie de anel de maciços de granito, com nada menos do que 300 milhões de anos, emoldurando nossa Porto Alegre.


A vista lá de cima é total. Tem uma pracinha com lago natural e mata nativa que encanta os aventureiros, pela preservação, que, ainda hoje, é mantida. Pra quem tá a fim de meditar, não tem lugar melhor. Ou tomar um chimas com a família e os amigos, quem sabe pra namorar, com aquele pôr do sol, que marca estes momentos e os torna inesquecíveis.


Bem ali pertinho, tem o mirante Comendador José Júlio, onde você também pode curtir uma vista maravilhosa, pra onde quer que olhe. São lugares pouco divulgados, mas que nós, da Pier 36, valorizamos muito e fazemos questão de indicá-los a você. Nós amamos estes locais, principalmente porque estão em harmonia com a natureza. E, claro, porque sabemos que nossos clientes levam isso em conta na hora de escolher seu imóvel.


Teresópolis Tênis Clube


Pra quem gosta (e quem não gosta?) de atividades sociais, bailes, jantares, espaços de lazer e atividades esportivas, um dos destaques do bairro é o Teresópolis Tênis Clube. Um dos mais importantes e tradicionais de Porto Alegre, com mais de 70 anos de tradição. Ideal para a família.

Confeitaria Teresópolis

Os moradores da região adoçam suas vidas há mais de 25 anos nesta tradicional confeitaria. Um dos pontos gastronômicos mais famosos da região. Localizada no coração do Teresópolis, possui um ambiente ideal para receber clientes, além de aceitar encomendas para festas, casamentos e aniversários.


UniRitter


Teresópolis é tão completo que possui até Universidade. O campus Zona Sul, da UniRitter, é prova da modernização deste centro urbano. Localizado no Alto Teresópolis, o complexo educacional conta com mais de 51 mil m². Tem biblioteca, salas de aula modernas e laboratórios, restaurantes e uma linda vista da capital.


Feira Modelo


A Feira Modelo, já tradicional na capital, é muito frequentada. São diversos produtores rurais que expõem seus produtos hortigranjeiros, carnes, derivados de leite, frios e embutidos. A Feira Modelo é uma iniciativa da Prefeitura de Porto Alegre com a SMIC. Viu só? Tem tudo neste bairro. 


Praça Guia Lopes


Em frente à paróquia Nossa Senhora da Saúde, fica a praça Guia Lopes. É o ponto central do bairro Teresópolis. Além de ser palco da primeira edição da Festa da Uva, o local serviu de cenário para a segunda Festa da Árvore realizada na capital, ainda no século XX. Um movimento encabeçado por Alarico Ribeiro. Aqui tem história e cultura. 


Teresópolis. Aqui se vive a história.


A área onde situa o bairro Teresópolis fazia parte da Sesmaria de Sebastião Francisco Chaves. No ano de 1876, Guilherme Ferreira de Abreu loteou um terreno de sua propriedade, na qual se assentaram algumas famílias de imigrantes italianos. O nome do loteamento teria sido uma homenagem a seu irmão, Francisco Ferreira de Abreu, médico carioca que foi agraciado por D. Pedro II com o título de Barão de Teresópolis.

A circulação de bondes no bairro, no início do século XIX, proporcionou o aumento de sua população e, logo em seguida, foi construída a Capela Nossa Senhora da Saúde, em homenagem à protetora dos imigrantes italianos que ali residiam.

Quer mais?

Veja imóveis no bairro Teresópolis! Vem ser feliz!