Estádio Beira Rio – Suas Histórias e mudanças para o futuro


A história do Estádio Beira Rio se confunde com a história de Porto Alegre, muito tempo antes de sua inauguração mais precisamente em 1956 o então vereador Ephraim Pinheiro Cabral, que já havia sido presidente do Sport Club Internacional por três vezes, apresentou um projeto na Câmara de vereadores de Porto Alegre para doação de uma área que seria aterrada e nela seria construída um estádio, muitos na época duvidaram que isso saísse do papel, principalmente pela complexidade e custos da obra.

Foi então que o Inter nomeou para a Presidência da comissão de Obras José Pinheiro Borda, um visionário que foi o responsável por viabilizar a construção, do maquinário e a captação de recursos junto aos associados. Foi ele o idealizador da Campanha do Tijolo e dedicou os últimos anos de sua vida para tornar real o sonho da casa colorada.

Infelizmente em 1965 José Pinheiro Borda faleceu, 4 anos antes da inauguração do estádio, quem deu continuidade ao seu trabalho foi Ruy Tedesco. Borda foi tão fundamental para esse projeto que o nome oficial do Estádio Beira Rio levou seu nome(Estádio José Pinheiro Borda).

O Beira-Rio foi inaugurado com pompa em 6 de abril de 1969, dois dias após o aniversário de 60 anos do clube. Com as arquibancadas lotadas por centenas de milhares de colorados, o Inter recebeu o Benfica de Eusébio para estrear sua nova casa. Claudiomiro fez o primeiro gol do estádio.

Com a inauguração a década de 70 foi das mais vitoriosas da história do internacional, foram 3 títulos brasileiros e 8 títulos gaúchos. Em 2006 e 2010 o torcedor pode assistir no seu estádio o Bi-Campeonato da América.

Em 2012 teve inicio o projeto de modernização do estádio para ser uma das sedes na copa do mundo de 2014, após vários entraves e discussões sobre o modelo de negócio o estádio teve sua reinauguração em 05 de abril de 2014, recebeu 5 jogos da Copa do Mundo e foi considerado o estádio mais bonito do Brasil e um dos mais bonitos do mundo.

Agora você, que chegou até aqui e é gremista ou até mesmo colorado pergunta “O que tem a ver a história do beira rio, em um blog de imobiliária??”, pois bem, lembra que colocamos na primeira frase da matéria que a história do Beira Rio se confunde com a de Porto Alegre?? Nos anos 50 e 60 a cidade começou a crescer em cima de aterros, para você ter uma ideia o Guaiba ia até o muro do Pão dos Pobres, de lá para cá foram construídos muitas edificações em cima desses aterros, como o Centro Administrativo do Estado, Daer, Shopping Praia de Belas, Barra Shopping Sul entre outros prédios comerciais e residenciais. O entorno do estádio ganhou vários condomínios, bares , restaurantes. Junto como projeto de modernização do estádio veio a duplicação da Av. Beira Rio, criação de ruas que fazem a ligação da avenida com a Padre Cacique, ciclovias, calçadão e etc, enfim Porto Alegre começou a olhar para o seu mais bonito cartão postal ,o Lago Guaíba com o seu Pôr do Sol de deixar qualquer um de queixo caído.

O Inter apresentou a câmara de vereadores em 2019, um projeto para construção de duas torres (uma com até 130 metros de altura), galeria comercial, centro de eventos, estacionamento para mais de 400 veículos, marina e píer no Guaíba, em função da pandemia sofreu atraso na apreciação do projeto, mas a expectativa é de que ainda em 2021 o Inter receba a autorização para iniciar a busca por investidores para transformar esse projeto em realidade, juntamente com o Pontal e o Golden Lake projeto da Multiplan que vai transformar a ponta da Diário de Noticias em uma Barra da Tijuca vão trazer para Porto Alegre uma mudança arquitetônica incrível e cada vez mais vai fazer com que sua população curta seu Lago, seu pôr do sol.



Viver na Zona sul é sinônimo de viver bem!


Luciano Brundo
Corretor de Imóveis Pier 36
F: (51) 98162-4592
Luciano@pier36imoveis.com.br