Desde a sua inauguração em maio de 2008 o Museu Iberê Camargo vem se tornando cada vez mais um marco na Zona Sul de Porto Alegre, a presença desta obra imponente trouxe ao local uma nova perspectiva, onde antes era um cantinho esquecido na orla do Guaíba hoje revitalizado se tornou um ponto de encontro.
O que muitos porto-alegrenses não sabem é que a obra do Museu Iberê Camargo é reconhecida internacionalmente e tida como referência de projeto arquitetônico contemporâneo. Projeto de Álvaro Siza, arquiteto português que está entre os cinco mais renomados do mundo, em 2014 ganhou o prêmio norte-americano Mies Crown Hall para as Américas sendo considerado, junto com o projeto comercial 1111 Lincoln Road construído em Miami, a obra contemporânea mais importante no período de 2000 a 2013. A competição tem como objetivo prestigiar e destacar construções que alteram positivamente a condição humana, melhorando a qualidade do entorno. E foi exatamente isso que aconteceu nesse “cantinho” da nossa amada Zona Sul!
Outro ponto importante a ser destacado é o início de um pensamento de rota turística em Porto Alegre, trazendo um turismo cultural valorizando a arte, cultura e arquitetura através de obras de nomes importantes, essa ideia se fortalece com a revitalização da orla do Gasômetro assinada por Jaime Lerner, um dos mais importantes urbanistas do mundo premiado internacionalmente.
No âmbito artístico a fundação Iberê Camargo desenvolve um papel importantíssimo para a cultura do RS e do Brasil, o simples fato de em um país como o nosso o qual mal aprendemos na escola os nomes da nossa cultura, ter um nome tão perpetuado e conhecido já é um grande feito! O museu abriga hoje mais de cinco mil obras, entre pinturas, gravuras, guaches, desenhos e estudos de Iberê Camargo. Além disso recebe exposições de fora do estado e possui programas educativos que desenvolvem materiais e atividades para professores e alunos, assim como pessoas com necessidades especiais.
Por fim não podemos esquecer da beleza do nosso Rio Guaíba e do pôr do sol sem igual que dá um colorido todo especial ao local, atraindo tantas pessoas diariamente a ocupar esse espaço da cidade. Seja para um programa cultural ou de lazer, encontrar os amigos, tomar um chimarrão ou andar de bicicleta, a “prainha do Iberê” como é chamada carinhosamente pelos frequentadores faz parte dos roteiros de finais de semana de muita gente! Se você ainda não conhece ou frequenta esse lugar, te convidamos a vir se apaixonar pela Zona Sul!
Autora
Karin